segunda-feira, 10 de março de 2008

Rock and Roll e Adolescência






Antes de mais, o Rock and Roll é um género musical que emergiu e no sul dos Estados Unidos da América durante a década de 50 e que rapidamente se espalhou pelo resto do mundo.
Desde finais da década de 50 o rock é o estilo musical mais popular do mundo.
Os instrumentos mais comuns no Rock'n'roll são: bateria, guitarra eléctrica, baixo e muitas vezes um piano ou teclado.
O rock’n’roll surgiu na América como um movimento da contracultura, visto que suas primeiras manifestações eram contrárias aos valores até então veiculados: “ (...) figuravam convites à dança e ao amor (não necessariamente ao casamento), descrições de carros e de garotas, histórias de colégio e dramas da adolescência...” (MUGGIATI, 1985, p. 19-20)
Além da leitura e da audição dos poemas das canções rock, muitos adolescentes têm acesso aos vídeo clipes. A combinação de um estímulo auditivo com um estímulo visual tem, sem dúvida, maior influência nas atitudes e nos comportamentos que um estímulo auditivo isolado. É importante destacar que, graças à “experiência de vida limitada e imaturidade cognitiva” (Prinsky & Rosebaum cit. in Took & Weiss, 1994, pág. 615), os adolescentes costumam interpretar mal os poemas rock. Enquanto que os adultos interpretam referências a violência, a sexo e a drogas, os adolescentes encontram referências subjectivas e benignas a amor, a política e a amizade (Greenfield et al. cit in. Took & Weiss, 1994).
São visíveis os efeitos negativos da música nos comportamentos adolescentes, principalmente desde o surgimento do rock and roll, pois este género de música apresenta conteúdos relacionados com a violência, o sexo e as drogas. Houve vários estudos que encontraram uma relação entre a prática de rituais satânicos
[1], de ideias suicidas e homicidas, e o insucesso escolar e alguns problemas psicológicos com a audição de música rock.
É importante salientar que as atitudes dos adolescentes face ao rock não são todas iguais, pois a variabilidade é inerente à espécie humana e o significado que cada um atribui ao que ouve depende da sua estrutura neuronal e biológica, da sociedade em que se insere e da sua história pessoal (o significado atribuído às experiência vividas).

Os nossos agradecimentos, GEBRA

[1] O atributo do Homem realmente livre que não conhece outra doutrina além da que ele próprio fixa é o fundamento básico do satanismo.

Sem comentários: