segunda-feira, 3 de março de 2008

Gravidez na Adolescência

A gravidez na adolescência é um grave problema social e que afecta um grande número de jovens, em países subdesenvolvidos e em países desenvolvidos; por isso, decidimos introduzir um pequeno texto sobre este tema. Esperemos que gostem!
Como já foi dito, o período da adolescência implica um conjunto de mudanças físicas e emocionais, sendo mesmo considerado um momento de crise. De facto, é um importante período no ciclo de vida que corresponde a diferentes tomadas de posição sentidas ao nível social, familiar e também sexual.
Uma gravidez na adolescência provoca, claramente, perturbações, mais ou menos graves, nas transformações que ocorreriam a um ritmo natural, pois implica um duplo esforço de adaptação fisiológica e a contradição em que convergem duas realidades muito diferentes: estar grávida e ser adolescente.
Se existiram relações sexuais desprotegidas e a menstruação não apareceu na altura em que deveria surgir, é razão para se fazer um teste de gravidez o mais rapidamente possível e, de acordo com o resultado, reflectir sobre o assunto e tomas as decisões apropriadas.
Uma adolescente grávida, para além das mudanças emocionais e físicas, ainda se depara com questões psicossociais e de falta de apoio, as quais podem tornar a gravidez numa experiência traumática, com graves problemas emocionais e de saúde (para a mãe e para o bebé) e promotor de exclusão social.
A maioria das raparigas, após terem engravidado no período da adolescência, apresenta, regra geral, um quadro familiar, emocional e psicológico desequilibrado, que pode ser caracterizado pelos seguintes tópicos:
- Dificuldade na relação com os pais pelo surgimento da gravidez; algum desapontamento, culpas e acusações que poderão ocorrer aquando da chegada da notícia ou permanecer ainda por mais tempo;
- Conflito intrapessoal: aceitar a gravidez e a maternidade nos seus projectos e interesses enquanto adolescente; a vida sonhada até ao momento não será, de modo nenhum, viável;
- Receio de possíveis alterações no relacionamento com o seu namorado;
- Dificuldade em conseguir gerir a relação com o seu grupo de amigos;
- Dificuldade em encontrar um espaço onde se sinta confortável para falar sobre os seus medos e dúvidas face à situação vivida.
A família e os amigos mais próximos da adolescente grávida devem apoiá-la, proporcionando-lhe bem-estar. Também é importante a expressão de sentimentos em relação a si própria e à sua gravidez. Deve exprimir e partilhar os seus sentimentos sem se sentir julgada, ser entendida pelos outros e sobretudo ter uma base de conhecimentos que lhe permita viver a maternidade e aceitar as mudanças corporais que são inerentes ao seu estado. Para além disso, deverá ser conduzida à compreensão da gravidez inserida num programa de cuidados pré-natais Adolescentes que ultrapassaram a gravidezadequados.
A gravidez na adolescência não deve ser subestimada nem por adolescentes, nem por educadores e professores. Deve apostar-se ainda na prevenção, divulgação de métodos contraceptivos e modos de engravidar, já a sabedoria popular diz: “É melhor prevenir do que remediar”!
Os nosso agrdecimentos, GEBRA

Sem comentários: