segunda-feira, 2 de junho de 2008

Criança do 1 aos 4 Anos

Caros leitores, pedimos as nossas mais sinceras desculpas por tão prolongada ausência, mas o tempo é escasso e os exames finais aproximam-se cada vez mais. Hoje vamos debruçar-nos sobre o desenvolvimento da criança do 1 aos 4 anos.

Segundo os cientistas profissionais, o período do um aos cinco anos é o período mais importante e mais marcante das nossas vidas. É o período em que se estabelecem os princípios e os valores, o sentimento social e a vida afectiva, em que o cérebro se desenvolve consoante o ambiente, o afecto, as regras e o contexto social.

Temperamento
Para melhor compreender as crianças, é necessário perceber como se comportam face ao meio, face ao meio, relativamente face às pessoas e aos seus sentimentos – o seu temperamento – um conjunto de características inatas que servem para as crianças (e pessoas) se organizarem face ao mundo exterior e interior, é um instrumento fundamental na relação com os outros, connosco próprios. Pode desenvolver-se e exercitar-se certos comportamentos graças à enorme capacidade de reflexão e autodomínio.

O temperamento da criança pode resumir-se em dez parâmetros:

  • Nível de actividade: há crianças mais agitadas do que outras;
  • Distractibilidade: grau de concentração e de atenção à actividade que está a realizar;
  • Intensidade: grau de energia que a criança põe nas suas respostas;
  • Regularidade: aspectos relacionados com a hora do sono ou com a alimentação;
  • Timidez/ousadia: perante estranhos;
  • Adaptabilidade: capacidade de se adaptar a mudanças;

Esperemos uque temnhasm gostado!


Sem comentários: