segunda-feira, 2 de junho de 2008

Matriz Genética

Como todos sabem, a nossa matriz genética é fundamental para o desenvolvimento da nossa personalidade, ao interagir com o meio e com as experiências pessoais. Deixamos aqui um pequeno texto sobre a importância da componente biológica no desenvovimento.
Desde cedo, as crianças começam a manifestar comportamentos e características da personalidade que não foram ensinados. Estes comportamentos fazem parte da sua matriz genética, um factor decisivo na construção da personalidade.
O nosso cérebro deu-nos a capacidade de desenvolver estratégias para nos defendermos do perigo e para desenvolver sociedade, ao contrário dos outros animais. A sociedade surge, pois, como veículo da conservação da nossa segurança física e psicológica. As crianças experimentam as coisas e correm o risco de sofrer um acidente, mas, com o tempo, vão aprendendo a defender-se. A segurança psicológica é assegurada pela necessidade vital do outro: a criança precisa de se sentir parte de um todo e profundamente amada, por isso, mostra medo de ser abandonada, e, partir dos três anos, brinca alegremente aos pulos com os companheiros.
Por outro lado, as crianças sentem-se motivadas para aprender e desejam que o seu esforço seja recompensado. Quando obtêm a atenção desejada, activam mecanismos de defesa: as manhas. As manhas são, no fundo, a arte básica da sobrevivência, pois envolver persuasão, manipulação, sedução, imposição, exigência e solicitação.
Os nosso sinceros cumprimenos, mais um vez!

Sem comentários: