quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Adolescência

Caros leitores, depois de longa ausência, estamos de volta e cheias de novidades! Hoje decidimos partilhar convosco um texto sobre a adolescência. Esperemos que gostem!!

“A adolescência transformou as coisas, se antes os meus pais sabiam tudo, agora sou eu que sei tudo, sinto-me com forças para tudo mudar, para mover o mundo. Tenho agora os meus próprios amigos, vou às minhas festas, falo com outros adultos, os meus avós, os meus professores e (alguns) dão-me a devida importância. (…) Às vezes também me sinto triste, e muitas vezes até sei bem porquê, outras vezes, até nem sei, mas sinto-me assim. (…) Nem sempre as coisas correm bem, mas se às vezes quero que olhem para mim, outras vezes acho que quero ficar sozinho, muitas vezes nem me sinto capaz de fazer as coisas, parece que tudo me corre mal. Se por um lado quero estar só, por outro lado queria que olhassem para mim e me explicassem porque é que me sinto assim.” (“O que muda na adolescência”, juventude.gov.pt, 2007-03-26)


Definição:
Para a OMS, a adolescência, do latim adolescere (crescer), é uma fase do ciclo de vida humano que se compreende entre os 10 e os 19 anos. Caracteriza-se por mudanças físicas aceleradas, principalmente na puberdade, diferentes do crescimento e desenvolvimento que ocorrem a um ritmo constante na infância. Estas alterações surgem influenciadas por factores hereditários, ambientais, nutricionais e psicológicos (OMS, 1965).
As mudanças físicas que ocorrem na adolescência constituem a puberdade e são vividas de forma semelhante por todos os indivíduos. Já as alterações de ordem psicologia e social são experimentadas de maneira diferente em cada sociedade, em cada geração e em cada família, pode mesmo afirmar-se que são singulares para cada indivíduo. É neste contexto de alteração do próprio corpo e também de uma maturação intelectual (operações formais e abstractas), que o adolescente procura entender quem é e qual o seu papel na sociedade em que vive: começa a interessar-se por problemas de ordem moral e ética, chegando mesmo a adoptar certas ideologias.
Agradecemos todo o tempo e toda a atenção dispensados.
Sem mais nenhum assunto, GEBRA
("Não percam o próximo episódio, porque nós também não"

Sem comentários: