sábado, 16 de fevereiro de 2008

Puberdade

Caros leitores, na continuidade da nosso última publicação, introduzimos hoje um texto sobre a puberdade! Esperemos que gostem!

Durante a infância, só é possível distinguir facilmente um rapaz de uma rapariga através dos órgãos sexuais (caracteres sexuais primários). A partir de uma certa idade, inicia-se um conjunto de transformações profundas que constituem a fase da puberdade (do latim pubere = cobrir de pêlos), que marca o início da adolescência.
À componente biológica das transformações que ocorrem durante a adolescência dá-se o nome de puberdade. A puberdade é caracterizada por um conjunto de transformações profundas na morfologia, na fisionomia e no comportamento, que incluem a maturidade dos órgãos sexuais e determinadas modificações no aspecto geral do corpo. Estas transformações permitem distinguir os indivíduos de sexos diferentes pela evidência de determinadas características, como o aparecimento de pêlos, o desenvolvimento dos seios ou a mudança de voz. Estes caracteres designam-se por caracteres sexuais secundários.
A idade de início da puberdade varia de indivíduo para indivíduo. No sexo feminino ocorre normalmente entre 10 e 13 anos e no sexo masculino entre 12 e 14 anos.
As transformações biológicas são universais, ocorrendo de forma semelhante em todos os seres humanos. Podem ser classificadas procedendo à avaliação clínica (tabelas de crescimento), exames laboratoriais e data da primeira menstruação (menarca). Estas características podem ser modificadas por factores ambientais, incluindo situações de stress (medo, ansiedade, depressão), actividade física intensa, desnutrição e uso de substâncias químicas ou estupefacientes.
Denomina-se puberdade atrasada a ausência de qualquer característica sexual secundária em raparigas a partir dos 13 anos de idade e em rapazes a partir dos 14 anos de idade. Já a puberdade precoce pode ser considerada quando o início das características sexuais nas raparigas ocorre antes dos 9 anos e nos rapazes antes dos 10 anos.

Maturidade sexual

Como já foi referido, o início das transformações pubertárias varia de indivíduo para indivíduo e é influenciado pelo clima, pelo estado de saúde e por outros factores. Dá-se a maturação do sistema reprodutor, tornado o indivíduo apto a reproduzir-se.
Os adolescentes reagem de diferentes modos relativamente às alterações que ocorrem no seu corpo. Alguns tentam passar despercebidos, disfarçando sinais visíveis de mudança e outros procuram evidenciá-los. Há adolescentes que se isolam e outros que procuram um grupo de indivíduos com a mesma idade, com o qual partilham os seus problemas e anseios.


Sem mais nenhum assunto, os nossos cumprimentos, GEBRA

Sem comentários: