segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Moda na Adolescência

A moda na adolescência é característica de cada cultura e, muitas vezes, mostra a vontade dos jovens de se mostrarem diferentes dos adultos. Hoje em dia, a maioria dos rapazes usa camisolas ou camisas com calças de ganga
Vestuário de Adolescentes largas e postas para baixo, mostrando de forma “rebelde” as suas "boxers". As raparigas vestem roupas mais apertadas e curtas. Para calçar, optam frequentemente pelos sapatos de ténis.
Observando os adolescentes da rua, é possível constatar que se vestem todos da mesma forma, compram as roupas na mesma loja. A oferta parece não ser variada, ou será que, afinal, os adolescentes não gostam de ser diferentes e de procurar uma imagem própria, mas preferem antes andar de “farda”? De facto, talvez seja a melhor maneira de serem aceites pelo “grupo”!
O nossos agradecimentos, GEBRA

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Psicologia da Adolescência

Caros leitores, como podem ver pelo título deste texto, o texto que hoje introduzimos relaciona-se com a psicologia da adolescência. Esperamos corresponder às vossas expectativas!

As modificações físicas são acompanhadas de alterações do comportamento e das emoções. Dúvidas, alegrias intensas, transformações na personalidade são alguns exemplos de alterações a nível comportamental. Os adolescentes entram, frequentemente, em conflito com os adultos e distanciam-se em relação aos pais. O modo de se vestirem, o vocabulário que utilizam, as escolhas de divertimentos demarca das outras gerações. É neste complexo processo de socialização que a personalidade de cada um se vai construindo e modificando, durante esta fase, a criança passa a adulto.
As principais transformações na adolescência relacionam-se, principalmente, com aspectos de ordem fisiológica, com a construção de identidade e de autonomia, com o desenvolvimento cognitivo e com o desenvolvimento moral.
Os pais e educadores definem a adolescência como uma fase de transição, de crise e de mudança. Vários estudos realizados vêm contradizer um pouco esta definição.
A procura de uma identidade própria (de uma imagem de si) é um dos problemas que os adolescentes frequentemente encaram; desafiam a autoridade e as regras vigentes, tentando encontrar um caminho para se estabelecerem como indivíduos.
A identidade, aspecto fundamental da adolescência, é formada a partir da experiências do adolescente e o significado que lhes atribui, enquanto indivíduo dotado de razão, no meio social onde se encontra, levando-o a descobrir o seu papel na sociedade em que se encontra. Manifesta-se também no afastamento em relação aos pais, figuras de vinculação, e construção da autonomia. É uma visão do eu que lhe permite ter uma imagem de si e uma posição, relativamente constante, em relação ao meio que o rodeia.
A dualidade entre o amadurecimento do corpo e amadurecimento psicológico causa, não raramente, uma certa instabilidade emocional, que pode levar ao consumo de drogas ou álcool, a problemas mentais, como esquizofrenia, a distúrbios alimentares (como anorexia e/ou bulimia) e a problemas sociais (como a gravidez). Alguns cientistas da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e do Instituto Nacional de Saúde Mental, ambos nos EUA, descobriram, usando técnicas de ressonância magnética, que certos cérebros de adolescentes mudam drasticamente, com redução de massa cinzenta e aumento de massa branca. Isto poderá explicar boa parte dos desvios mencionados.
O primeiro estudo metódico realizado no âmbito da psicologia adolescente data de 1904, com a publicação de: Adolescence: its psychology and ist relation do physiology, anthropology, sex, crime, religion and education, por Granville Sanley Hall. O início do estudo da psicologia levou à concepção desta como um estádio do desenvolvimento humano. Segundo, Stanley Hall (1844-1924), um famoso psicólogo americano, primeiro presidente da Universidade de Clark em Massachusetts, EUA, definiu a adolescência como um tempo de “tempestades e stress”, posto que os conflitos neste estágio de desenvolvimento são frequentes.
A antropóloga Margaret Mead (1901-1978) atribuía o comportamento dos adolescentes à cultura em que estes se encontram inseridos.
Jean Piaget (1896-1980), psicólogo suíço, observou um enorme desenvolvimento nas capacidades cognitivas dos adolescentes, o que pode levar a conflitos, posto que é neste estágio de evolução que a razão, a necessidade de competição e a habilidade de pensar como um adulto chocam no mesmo indivíduo.
Piaget defendia que a inteligência vai sendo construída progressivamente, desde uma fase a que chamou período sensório-motor até à fase da inteligência operatória formal (conhecimento racional). Nesta última fase, que se atinge por volta dos 11/12 anos de idade, o indivíduo torna-se capaz de realizar operações abstractas sem necessidade de se apoiar em acções efectivamente realizadas, liberta-se, portanto, do domínio do concreto. Consegue estabelecer raciocínios a partir de enunciados verbais e formular hipóteses, imaginando acontecimentos ou situações que poderão ocorrer em determinadas condições. É por volta dos 11/12 anos (início da adolescência) que os indivíduos atingem a idade da razão, passam a ter a capacidade de elaborar representações abstractas e de estabelecer relações lógicas, encontrando, desta forma, leis e teorias abstractas sobre a realidade. Além do mais, é na adolescência que os indivíduos começam a manifestar interesse pelos problemas políticos e sociais e pelos grandes
problemas existenciais que preocupam a Humanidade.
Foi observado um grupo surpreendentemente grande de adolescentes entediados, desmotivados e pessimistas em relações aos seus futuros. Para evitar que os adolescentes de hoje, adultos de amanhã, se tornem adultos deprimidos e desorientados, que não conseguiram encontrar o seu lugar na sociedade, recorrer-se frequentemente àquilo a que se chama Psicologia Positiva.
A Psicologia Positiva é um ramo da psicologia que dá maior importância aos aspectos bons do comportamento humano, tais como a felicidade, a alegria, o optimismo, o amor e a esperança. Estuda as virtudes e os comportamentos saudáveis de adultos e de jovens, desenvolve-lhes certas capacidades que lhes permitam enfrentar os desafios da vida moderna, sem depressão ou ansiedade. A psicologia positiva também pode ter um importante papel na educação, na medida em que aproxima o professor e o aluno, motiva o aluno de forma mais fácil e eficiente, através de um processo de socialização suave e humano, diminuindo o abandono escolar e aumentando a probabilidade de sucesso. Em suma, a Psicologia Positiva preocupa-se com a defesa da saúde pública, evitando, a custo e médio prazo, um estado de depressão generalizado na sociedade.
Sem mais nenhum assunto relevante, os nossos sinceros agradecimentos, GEBRA

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Puberdade

Caros leitores, na continuidade da nosso última publicação, introduzimos hoje um texto sobre a puberdade! Esperemos que gostem!

Durante a infância, só é possível distinguir facilmente um rapaz de uma rapariga através dos órgãos sexuais (caracteres sexuais primários). A partir de uma certa idade, inicia-se um conjunto de transformações profundas que constituem a fase da puberdade (do latim pubere = cobrir de pêlos), que marca o início da adolescência.
À componente biológica das transformações que ocorrem durante a adolescência dá-se o nome de puberdade. A puberdade é caracterizada por um conjunto de transformações profundas na morfologia, na fisionomia e no comportamento, que incluem a maturidade dos órgãos sexuais e determinadas modificações no aspecto geral do corpo. Estas transformações permitem distinguir os indivíduos de sexos diferentes pela evidência de determinadas características, como o aparecimento de pêlos, o desenvolvimento dos seios ou a mudança de voz. Estes caracteres designam-se por caracteres sexuais secundários.
A idade de início da puberdade varia de indivíduo para indivíduo. No sexo feminino ocorre normalmente entre 10 e 13 anos e no sexo masculino entre 12 e 14 anos.
As transformações biológicas são universais, ocorrendo de forma semelhante em todos os seres humanos. Podem ser classificadas procedendo à avaliação clínica (tabelas de crescimento), exames laboratoriais e data da primeira menstruação (menarca). Estas características podem ser modificadas por factores ambientais, incluindo situações de stress (medo, ansiedade, depressão), actividade física intensa, desnutrição e uso de substâncias químicas ou estupefacientes.
Denomina-se puberdade atrasada a ausência de qualquer característica sexual secundária em raparigas a partir dos 13 anos de idade e em rapazes a partir dos 14 anos de idade. Já a puberdade precoce pode ser considerada quando o início das características sexuais nas raparigas ocorre antes dos 9 anos e nos rapazes antes dos 10 anos.

Maturidade sexual

Como já foi referido, o início das transformações pubertárias varia de indivíduo para indivíduo e é influenciado pelo clima, pelo estado de saúde e por outros factores. Dá-se a maturação do sistema reprodutor, tornado o indivíduo apto a reproduzir-se.
Os adolescentes reagem de diferentes modos relativamente às alterações que ocorrem no seu corpo. Alguns tentam passar despercebidos, disfarçando sinais visíveis de mudança e outros procuram evidenciá-los. Há adolescentes que se isolam e outros que procuram um grupo de indivíduos com a mesma idade, com o qual partilham os seus problemas e anseios.


Sem mais nenhum assunto, os nossos cumprimentos, GEBRA

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Adolescência

Caros leitores, depois de longa ausência, estamos de volta e cheias de novidades! Hoje decidimos partilhar convosco um texto sobre a adolescência. Esperemos que gostem!!

“A adolescência transformou as coisas, se antes os meus pais sabiam tudo, agora sou eu que sei tudo, sinto-me com forças para tudo mudar, para mover o mundo. Tenho agora os meus próprios amigos, vou às minhas festas, falo com outros adultos, os meus avós, os meus professores e (alguns) dão-me a devida importância. (…) Às vezes também me sinto triste, e muitas vezes até sei bem porquê, outras vezes, até nem sei, mas sinto-me assim. (…) Nem sempre as coisas correm bem, mas se às vezes quero que olhem para mim, outras vezes acho que quero ficar sozinho, muitas vezes nem me sinto capaz de fazer as coisas, parece que tudo me corre mal. Se por um lado quero estar só, por outro lado queria que olhassem para mim e me explicassem porque é que me sinto assim.” (“O que muda na adolescência”, juventude.gov.pt, 2007-03-26)


Definição:
Para a OMS, a adolescência, do latim adolescere (crescer), é uma fase do ciclo de vida humano que se compreende entre os 10 e os 19 anos. Caracteriza-se por mudanças físicas aceleradas, principalmente na puberdade, diferentes do crescimento e desenvolvimento que ocorrem a um ritmo constante na infância. Estas alterações surgem influenciadas por factores hereditários, ambientais, nutricionais e psicológicos (OMS, 1965).
As mudanças físicas que ocorrem na adolescência constituem a puberdade e são vividas de forma semelhante por todos os indivíduos. Já as alterações de ordem psicologia e social são experimentadas de maneira diferente em cada sociedade, em cada geração e em cada família, pode mesmo afirmar-se que são singulares para cada indivíduo. É neste contexto de alteração do próprio corpo e também de uma maturação intelectual (operações formais e abstractas), que o adolescente procura entender quem é e qual o seu papel na sociedade em que vive: começa a interessar-se por problemas de ordem moral e ética, chegando mesmo a adoptar certas ideologias.
Agradecemos todo o tempo e toda a atenção dispensados.
Sem mais nenhum assunto, GEBRA
("Não percam o próximo episódio, porque nós também não"